Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Curso História da África e afro-brasileira: por uma biblioteca inclusiva

Faltam apenas 4 dias para o encerramento das inscrições do Curso História da África e afro-brasileira: por uma biblioteca inclusiva, restam poucas vagas.



                                    





NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-ASIÁTICOS
Educação a Distância
(Nível Extensão)




               
                               





HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA: por uma biblioteca inclusiva

Blogger: http://historiadafricaeafro-brasileira.blogspot.com/



HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA: por uma biblioteca inclusiva


INTRODUÇÃO

A principal função de uma biblioteca é atender as necessidades informacionais de seus usuários, seja ela pública, comunitária, escolar, universitária ou especializada. Para que esta tarefa seja atendida de modo satisfatório, os profissionais envolvidos devem estar atentos a estas necessidades. Disseminar informação é um dos objetivos das unidades de informação.
Pensando a biblioteca como fonte de informação o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Estadual de Londrina (NEAA/UEL) em parceria com o LABTED/UEL, promove um curso de Educação a Distância (EaD) com propósito de fornecer subsídio para o profissional bibliotecário, no intuito de desenvolver capacidades relativas a literatura africana  e afro- brasileira.
O NEAA/UEL possui uma biblioteca especializada em literatura afro-asiática com maior enfoque na cultura afro-brasileira, objetivando dar maior suporte às atividades pedagógicas. Por este motivo sente-se capacitado a oferecer este curso que contribuirá com o profissional bibliotecário no conhecimento do tema.
A execução desse curso à distância possibilitará que esta ação alcance maior capilaridade, com potência para atender a um público mais amplo situado na cidade de Londrina e região metropolitana.  Reveste-se, assim, de significativa importância para superar o déficit de informação dos bibliotecários em literatura africana e afro-brasileira, atendendo aos princípios do Estado no que tange à pluralidade e à diversidade, constitutivas da Nação brasileira (Rosane da Silva Borges, 2010).

OBJETIVO GERAL

Ø            Promover o desenvolvimento profissional dos bibliotecários nas questões que envolvem a temática africana e afro-brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø            Sensibilizar o bibliotecário da importância da inclusão da literatura africana e afro-brasileira no acervo.
Ø            Apresentar as principais editoras brasileiras que produzem materiais específicos da literatura africana e afro-brasileira.
Ø            Conscientizar o bibliotecário a tornarem-se multiplicadores de valores anti-racista, ao promover a reversão de estereótipos negativos, possibilitando aos alunos negros a construção de uma auto imagem positiva, bem como aos não-negros reconhecer as marcas das culturas africanas que, independente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu dia-a-dia.
Ø            Apresentar aos bibliotecários alguns autores negros e também alguns títulos de suma importância para compor o acervo da temática africana e afro-brasileira.

PÚBLICO ALVO
Ø            Bibliotecários;
Ø            Alunos de biblioteconomia;
Ø            Profissional que atuem em bibliotecas escolares, públicas,
Universitárias e especializadas.

METODOLOGIA
Ø      Apresentação de novos conceitos e conteúdos sobre África e o afro-brasileiro utilizando textos, material audiovisual e outros recursos didáticos;
Ø      Realização pesquisas em site de editoras, catálogos e revistas especializadas na temática afro-brasileira;
Ø      Avaliação do curso por meio de questionários eletrônicos.






EMENTAS DO CURSO A DISTÂNCIA



Sociedade da Informação e do Conhecimento

As sociedades do conhecimento e da informação, característica atribuída aos nossos tempos, vêm reajustando e acomodando os sujeitos sociais sob pena deles serem ofuscados pelo brilho da sociedade transparente, pela profusão de eventos e ações ocasionadas pelo aperfeiçoamento da técnica. Disso decorre que tudo ou quase tudo é partilhado em lapso de tempo muito curto. Informações até então inacessíveis passam a ser veiculadas em tempo real. Quais os desdobramentos imediatos desse panorama para o bibliotecário? Como esse profissional poderá beneficiar-se dessa situação, dividindo suas possibilidades e limites? Este módulo visa discutir os limites da sociedade da informação e do conhecimento, agregando à discussão aspectos da cultura do acesso e da consolidação das tecnologias da inteligência. Discussões relativas às novas tecnologias, à produção e difusão do saber e do conhecimento, à cultura do acesso e às culturas não-hegemônicas constituíram núcleo importante desse módulo.

Produção do conhecimento etnicorracial


As chamadas culturas não hegemônicas partem do entendimento de que saber é poder. Sem um sistema de referências é impossível construir conhecimento que dê visibilidade à riqueza cultural e contribuição epistemológica de grupos historicamente discriminados. A produção sobre o negro no Brasil e no mundo alcança estatuto enciclopédico e demanda divulgação sobre os temas explorados por pesquisadores de diferentes áreas de investigação. Esse módulo visa a apresentar o rico mosaico dos estudos acerca das relações raciais, apresentando um guia de exploração em diversos campos do conhecimento capaz de reorientar a prática cotidiana do bibliotecário.


Biblioteca inclusiva


A construção e divulgação do saber supõem acesso livre às informações processadas pelo patrimônio humano. Pensar na construção de novos operadores teórico-metodológicos no campo das relações raciais requer a consolidação de um acervo capaz de abrigar documentos relacionados à História da África, afro- brasileira e o percurso diaspórico do negro no mundo. Uma biblioteca que se quer inclusiva deverá espelhar, o quanto possível, o acúmulo da produção das várias culturas onde está inserida. O desafio deste módulo é, assim, apresentar ferramentas e orientações para que as bibliotecas contemplem os saberes das tradições teóricas e culturais pouco conhecidas, à luz do problema do acesso ao legado africano.

Experiências a serem construídas


Este Módulo será uma construção coletiva de algumas possibilidades voltadas para a promoção da diversidade no espaço educacional. Assim, priorizará trabalhos destinados a pensar em experiências no campo da biblioteca infanto-juvenil e biblioteca escolar (ambas devem estar pautadas na temática afro-brasileira).

CARGA HORÁRIA
Ø            50 HORAS
Ø            Início:12 de setembro de 2011
Ø            Final:16 de novembro de 2011

INSCRIÇÃO
Ø      NEAA/UEL;
Ø      Site: www.uel.br/eventos/afrobiblio
Ø      (43) 3326-2099
Ø       Período: 03 agosto a 02 de setembro de 2011.
INVESTIMENTO
Ø      R$ 75,00 (com certificado)
VAGAS
Ø      60





PROMOÇÃO
NEAA




  APOIO
     LABTED/UEL




  CONTATO

E-mail

eadneaa@uel.br
vau@uel.br

Telefone
(43) 3326-2099

NEAA
Rosane da Silva Borges
(Coordenadora)


Vaudice Donizeti Rodrigues
(Assistente de Educação e Documentação)









        
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 378 (Antiga Equipe – Perto do Shopping Catuai)                                                                                                                                
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-980 | Londrina - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário