NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-ASIÁTICOS
Educação a Distância
(Nível Extensão)
HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA: por uma biblioteca inclusiva
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HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA: por uma biblioteca inclusiva
INTRODUÇÃO
A principal função de uma biblioteca é atender as necessidades informacionais de seus usuários, seja ela pública, comunitária, escolar, universitária ou especializada. Para que esta tarefa seja atendida de modo satisfatório, os profissionais envolvidos devem estar atentos a estas necessidades. Disseminar informação é um dos objetivos das unidades de informação.
Pensando a biblioteca como fonte de informação o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Estadual de Londrina (NEAA/UEL) em parceria com o LABTED/UEL, promove um curso de Educação a Distância (EaD) com propósito de fornecer subsídio para o profissional bibliotecário, no intuito de desenvolver capacidades relativas a literatura africana e afro- brasileira.
O NEAA/UEL possui uma biblioteca especializada em literatura afro-asiática com maior enfoque na cultura afro-brasileira, objetivando dar maior suporte às atividades pedagógicas. Por este motivo sente-se capacitado a oferecer este curso que contribuirá com o profissional bibliotecário no conhecimento do tema.
A execução desse curso à distância possibilitará que esta ação alcance maior capilaridade, com potência para atender a um público mais amplo situado na cidade de Londrina e região metropolitana. Reveste-se, assim, de significativa importância para superar o déficit de informação dos bibliotecários em literatura africana e afro-brasileira, atendendo aos princípios do Estado no que tange à pluralidade e à diversidade, constitutivas da Nação brasileira (Rosane da Silva Borges, 2010).
OBJETIVO GERAL
Ø Promover o desenvolvimento profissional dos bibliotecários nas questões que envolvem a temática africana e afro-brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Sensibilizar o bibliotecário da importância da inclusão da literatura africana e afro-brasileira no acervo.
Ø Apresentar as principais editoras brasileiras que produzem materiais específicos da literatura africana e afro-brasileira.
Ø Conscientizar o bibliotecário a tornarem-se multiplicadores de valores anti-racista, ao promover a reversão de estereótipos negativos, possibilitando aos alunos negros a construção de uma auto imagem positiva, bem como aos não-negros reconhecer as marcas das culturas africanas que, independente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu dia-a-dia.
Ø Apresentar aos bibliotecários alguns autores negros e também alguns títulos de suma importância para compor o acervo da temática africana e afro-brasileira.
PÚBLICO ALVO
Ø Bibliotecários;
Ø Alunos de biblioteconomia;
Ø Profissional que atuem em bibliotecas escolares, públicas,
Universitárias e especializadas.
METODOLOGIA
Ø Apresentação de novos conceitos e conteúdos sobre África e o afro-brasileiro utilizando textos, material audiovisual e outros recursos didáticos;
Ø Realização pesquisas em site de editoras, catálogos e revistas especializadas na temática afro-brasileira;
Ø Avaliação do curso por meio de questionários eletrônicos.
EMENTAS DO CURSO A DISTÂNCIA
Sociedade da Informação e do Conhecimento
As sociedades do conhecimento e da informação, característica atribuída aos nossos tempos, vêm reajustando e acomodando os sujeitos sociais sob pena deles serem ofuscados pelo brilho da sociedade transparente, pela profusão de eventos e ações ocasionadas pelo aperfeiçoamento da técnica. Disso decorre que tudo ou quase tudo é partilhado em lapso de tempo muito curto. Informações até então inacessíveis passam a ser veiculadas em tempo real. Quais os desdobramentos imediatos desse panorama para o bibliotecário? Como esse profissional poderá beneficiar-se dessa situação, dividindo suas possibilidades e limites? Este módulo visa discutir os limites da sociedade da informação e do conhecimento, agregando à discussão aspectos da cultura do acesso e da consolidação das tecnologias da inteligência. Discussões relativas às novas tecnologias, à produção e difusão do saber e do conhecimento, à cultura do acesso e às culturas não-hegemônicas constituíram núcleo importante desse módulo.
Produção do conhecimento etnicorracial
As chamadas culturas não hegemônicas partem do entendimento de que saber é poder. Sem um sistema de referências é impossível construir conhecimento que dê visibilidade à riqueza cultural e contribuição epistemológica de grupos historicamente discriminados. A produção sobre o negro no Brasil e no mundo alcança estatuto enciclopédico e demanda divulgação sobre os temas explorados por pesquisadores de diferentes áreas de investigação. Esse módulo visa a apresentar o rico mosaico dos estudos acerca das relações raciais, apresentando um guia de exploração em diversos campos do conhecimento capaz de reorientar a prática cotidiana do bibliotecário.
Biblioteca inclusiva
A construção e divulgação do saber supõem acesso livre às informações processadas pelo patrimônio humano. Pensar na construção de novos operadores teórico-metodológicos no campo das relações raciais requer a consolidação de um acervo capaz de abrigar documentos relacionados à História da África, afro- brasileira e o percurso diaspórico do negro no mundo. Uma biblioteca que se quer inclusiva deverá espelhar, o quanto possível, o acúmulo da produção das várias culturas onde está inserida. O desafio deste módulo é, assim, apresentar ferramentas e orientações para que as bibliotecas contemplem os saberes das tradições teóricas e culturais pouco conhecidas, à luz do problema do acesso ao legado africano.
Experiências a serem construídas
Este Módulo será uma construção coletiva de algumas possibilidades voltadas para a promoção da diversidade no espaço educacional. Assim, priorizará trabalhos destinados a pensar em experiências no campo da biblioteca infanto-juvenil e biblioteca escolar (ambas devem estar pautadas na temática afro-brasileira).
CARGA HORÁRIA
Ø 50 HORAS
Ø Início:12 de setembro de 2011
Ø Final:16 de novembro de 2011
INSCRIÇÃO
Ø NEAA/UEL;
Ø Site: www.uel.br/eventos/afrobiblio
Ø (43) 3326-2099
Ø Período: 03 agosto a 02 de setembro de 2011.
INVESTIMENTO
Ø R$ 75,00 (com certificado)
VAGAS
Ø 60
PROMOÇÃO
NEAA
APOIO
LABTED/UEL
CONTATO
eadneaa@uel.br
vau@uel.br
Telefone
(43) 3326-2099
NEAA
Rosane da Silva Borges
(Coordenadora)
Vaudice Donizeti Rodrigues
(Assistente de Educação e Documentação)
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 378 (Antiga Equipe – Perto do Shopping Catuai)
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-980 | Londrina - PR
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